Pular para o conteúdo principal

Vale a pena assistir O Enfermeiro da Noite? (Com spoiler, mas poxa, é um caso real, vc já sabe o que acontece nessa história)

 Olar, galera!

Estou aqui novamente, esse site nunca viu tanta periodicidade vinda de mim eu estou até orgulhosa.

Essa semana eu estou aqui pra falar sobre uma das novidades do Netflix, o filme “O Enfermeiro da Noite”(The Good Nurse), baseado na história real do assassino em série Charles Cullen, também conhecido como “Anjo da Morte”. Basicamente Charles se aproveitava da sua condição de enfermeiro nos hospitais onde trabalhou, para injetar medicamentos em doses nocivas nos pacientes da UTI e eles vinham a óbito. Quando você assiste o filme conhecendo a história real, não tem muita coisa que consiga te prender no filme, a não ser que a produção seja muito boa e as cenas te levem pra um lugar emocionante durante os acontecimentos, mas não é o caso de “Enfermeiro da Noite” da Netflix.  As cenas são bem básicas e até pra quem não conhece a história, tudo é construído de forma que seja bem previsível.

O papel de Charles é feito pelo Eddie Redmayne (Lembra dele da série de filmes Animais Fantásticos? Ele também fez A Garota Dinamarquesa, e a Teoria de Tudo), que pra mim foi uma escolha muito boa pro papel pois Eddie tem a aparência física bem similar a de Charles, além de ser um mega ator. Charles divide o protagonismo do filme com Amy Loughren, interpretada por Jessica Chastain (Histórias Cruzadas, Interestelar e outros filmes muito bons), que é sua parceira no dia a dia de trabalho no hospital, juntos eles atuam no turno da noite na UTI do Hospital. A escolha desses dois atores foi o que mais me chamou atenção e me motivou a ver o filme, mas no final, fiquei sentindo que caí numa armadilha, a produção não tem nada de interessante e quando colocamos a história real comparada ao filme, houve muita coisa que foi cortada que poderia trazer um “algo a mais” pro filme, então, acho que a Netflix tentou surfar no finzinho de toda hype de “Dhammer – Um Canibal Americano” que também conta a história de um assassino em série e foi uma grande sucesso.

Pra não dizer que foi um total desperdício, digamos que o filme escancara o que nós já sabemos (e sempre fazemos memes inclusive): O sistema de saúde americano é caro e só sobrevive quem tem dinheiro mesmo.

Outra reflexão que fica muito forte no filme é que a gente não pode botar a mão no fogo por todo mundo, por mais que a gente acredite conhecer bem, nem baseado na sua profissão, pois como um cara que escolhe trabalhar cuidando de pessoas doentes, uma profissão que exige muita dedicação,  tanto física quanto psicológica, pode ser capaz de colocar a vida de seus pacientes em risco? É possível, afinal, assassinos são assassinos.

Se bem que a gente conhece muita enfermeira que posta foto com jaleco toda bela com legenda "Enfermagem por amor" mas quando a gente chega passando mal no postinho ela te atende com essa cara aqui:


 Charles não foi o único a ter essa ideia, aqui no Brasil, no Rio de Janeiro,  temos um caso parecidíssimo. Edson Izidoro Guimarães era assistente de enfermeiro e atuava da mesma forma no Hospital Salgado Filho (Méier) e eu não vou entrar em muitos detalhes sobre esse caso pra não me prolongar, mas vou recomendar um dos episódio do Podcast Café com Crime, chamado O Enfermeiro da Morte, vale a pena conferir. 

Então galera, aprendemos que:

  • Nem todo filme com atores bons serão bons também
  • Valorizem e defendam o SUS
  • Não acredite em todo mundo, por mais bonzinho que te pareça

Afinal, vale a pena assistir O Enfermeiro da Noite?

Minha resposta é SIM, VALE A PENA, mas seria legal conferir outros conteúdos para se aprofundar na história, como por exemplo, o documentário “Em Busca do Enfermeiro da Noite” que também está no Netflix, tem duração de 1 hora e 30 minutos, e te dá bastante informação sobreo caso, se você for interessado em true crime quanto eu , vai achar legal saber os pormenores dos acontecimentos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crush: Amor Colorido

Um verdadeiro presente para o público queer em forma de longa metragem, Crush é típico filme de comédia romântica adolescente, daqueles que aquece o coração. Não seria exagero dizer que se trata de uma produção possível de se assistir na sessão da tarde em horário nobre da TV aberta. Dirigido por Sammi Cohen e escrito por Kirsten King e Casey Rackham, o filme é estrelado por Rowan Blanchard e Auli'i Cravalho, tendo seu lançamento no dia 29 de abril de 2022 no Hulu. O longa conta a história de Paige Evans, uma artista do ensino médio que decide se juntar ao time de atletismo da escola para ficar próxima de sua paixão de infância, Gabriela Campos co-capitã da equipe. Após ser acusada de ser KingPun, artista anônimo que faz artes de duplo sentido divertidas pela escola, e correr o risco de ser suspensa, Evans faz um acordo, e usa como desculpa a vaga no time para descobrir quem realmente é KingPun. Por ser completamente desprovida de agilidade em todas e qualquer atividade que eng

Um Comentário Sobre Distribuições Linux

  Algum tempo atrás eu fiz um mini podcast/postcast falando do linux de maneira bem básica e da minha historia no linux. Hoje vou falar um pouco de "sabores"/distribuições do linux especificas. Obviamente vou só pincelar em algumas, não muitas, só pra falar de coisas que andei pensando.

Rota de Fuga podcast 61 - Papo de bar - divagando legal

  Então fugitivos, voltamos e divagamos pra caramba, teve até participação especial nesse episódio então coloca o fone se divirta !