Pular para o conteúdo principal

Um Comentário Sobre Distribuições Linux

As 11 tops distros Linux para 2015 | MANJARO BRASIL

  Algum tempo atrás eu fiz um mini podcast/postcast falando do linux de maneira bem básica e da minha historia no linux. Hoje vou falar um pouco de "sabores"/distribuições do linux especificas. Obviamente vou só pincelar em algumas, não muitas, só pra falar de coisas que andei pensando.



  Na minha historia no linux eu experimentei muitas distribuições , e pra mim esse é um dos maiores atrativos do linux. A variedade não só na aparencia mas nos mecanismos internos, nos gerenciadores de programas, instaladores, o linux é muito diverso em si mesmo, e isso é extremamente saudavel numa comunidade plural em que vai haver muitos tipos de pessoas com gostos diferentes e que esperam coisas diferentes de um sistema operacional.
  Uma das primeiras que eu usei, e que foi e é extremamente influente no mundo linux em geral é o Ubuntu:
Confira o cronograma de lançamento do Ubuntu 20.04 LTS

 No postcast que eu fiz eu rasguei elogios a essa distro, e não é a toa, mas mencionei que tinha criticas a ela e a canonical, empresa responsável pela distribuição. Essas criticas e minha experiencia pessoal, juntamente com a situação especifica do linux a partir de 2011 até recentemente me afastaram do ubuntu, e sempre que alguém me perguntava ou que surgia a discussão eu falava que não gostava,  por coisas como a postura da empresa em algumas situações e a forma quase microsoft de agir em alguns sentidos. Juntando isso com algumas experiencias ruins que eu tive , o fato é que isso me gerou um ranço bem grande com o ubuntu, ranço que só foi terminar nos ultimos 2 anos, quando testei pelas ultimas vezes a distro , e não só acabou como é a distro em que estou escrevendo isso agora. O ubuntu cresceu em todos os aspectos nos ultimos, sei lá, 5 anos, tanto em polimento da distro, experiencia de usuario, design consistente, ferramentas em si, hoje em dia eu posso recomendar o ubuntu com menos ressalvas do que a 6 ou 7 anos atrás.

 Lá em 2010 ou antes quando você ia instalar uma distribuição linux ela não vinha com codecs de audio e video, porque a politica era que você só podia compartilhar software que fosse open source. Por isso nessa epoca estourou uma distro chamada Linux Mint: Linux Mint 20 e lançamentos futuros reduzem suporte para ...

 Essa distro vinha com todos os codecs já instalados, drivers de video proprietarios, era sensacional, isso não era comum , e por isso a distro disparou pro topo da lista de mais acessados do distrowatch, era a distro ideal pra iniciantes, e eu amava. numa epoca em que eu não tinha internet, baixar uma distro com uma porrada de coisa instalada era perfeito pra mim. Foi minha distro preferida por anos, dessa distro sairam ou ganharam força projetos usados amplamente hoje em dia, não só no linux como no bsd, como os ambientes graficos mate e cinnamon e muitas outras coisas menores. Coisas que não eram padrão antes, como a propria questão dos codecs , viraram padrão na maioria das distros. Talvez por ter dado tão certo a distro passou alguns anos estagnada, sempre mantendo uma certa consistencia mas não inovando muito, principalmente visualmente, mas algum tempo atrás tiveram grandes atualizações, e segue, mais do que nunca, uma escolha sólida, tanto pra iniciantes quanto pra quem só quer uma distro que funcione e tenha um visual intuitivo. Viva o Linux Mint!!!

 Por ultimo, queria comentar de uma distro que virou febre nos ultimos anos, e que eu vi nascer. O Deepin linux:
   DEEPIN 20 / UOS RC SE FILTRA - DESCARGA - DEEPIN EN ESPAÑOL

  Quando eu penso numa distro inovadora, que tem o ambiente desktop mais bonito que eu ja vi, eu penso no deepin. A distro começou como uma remaster do ubuntu, com um ambiente muito mais simples. baixei na epoca, usei por um tempo mas perdi o interesse. Só fui reencontrar anos depois, quando eles já tinham criado seu próprio ambiente gráfico, sua própria loja de aplicativos, seus proprios programas de musica, terminal , bloco de notas, a lista continua. E isso continua acontecendo. Sempre que eu olho pro outro lado, quando eu volto a olhar , a distro aparece mais bonita, mais sólida, mais completa. Se você me perguntar qual o ambiente grafico mais bonito sem você precisar fazer nada, vou te falar sem sombra de duvidas que é o DDE, do Deepin. Esses caras manjam, e eu recomendo você leitor, que diz que não usa linux porque é feio, te desafio a dizer isso depois de testar essa distro. Você não vai se decepcionar.

E é isso pessoal, foi só um rápido comentario, espero que tenham gostado. Eventualmente trarei textos mais detalhados , ou só pincelando por cima, como fiz aqui. Juizo, e fiquem em casa.

inté


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Ler Partições Btrfs Nativamente no Windows

Uma dica pra quem quer acessar sua partição btrfs no windows.

Rota de Fuga podcast 61 - Papo de bar - divagando legal

  Então fugitivos, voltamos e divagamos pra caramba, teve até participação especial nesse episódio então coloca o fone se divirta !