Pular para o conteúdo principal

Editorial: Aos Que Exitam, por Zé

                Why Me?” | Finding the Bright Side of a Dark Situation | Dunya Iman
  Sobre a situação atual do mundo.



   Eu planejava ter feito um texto sobre isso faz vários dias. Confesso que estava desanimado, e até um pouco intimidado. É tudo muito grave, e eu sempre tenho dificuldade pra colocar meus pensamentos em palavras.
  Esse mês os Estados Unidos entraram em combustão por conta do assassinato brutal de um americano negro, George Floyd, por um policial. Esse fato passou na mídia brasileira inicialmente com níveis variados de indiferença pelo fato em si e surpresa pela reação da população americana e depois mundial ao fato, com protestos que escalaram em muitas cidades do mundo, o incêndio da delegacia de Minneapolis e a destruição de estátuas de figuras históricas que lucraram com racismo em varias cidades do mundo. Nós do Rota apoiamos integralmente os protestos.
  No Rota de Fuga tem pessoas muito diferentes, tem pessoas que moram no Rio de Janeiro, pessoas do Amazonas, pessoas do interior de São Paulo, todos com um background diferente, uma vivência diferente. Mas algumas coisas nos unem, não só nossos gostos por algumas coisas, mas uma profunda crença em algumas coisas fundamentais. Os princípios da igualdade, de que ninguém deve ser inferiorizado por outra pessoa por conta de sua cor da pele, seu gênero ou quaisquer outras arbitrariedades .
  O mundo hoje não é como eu e você gostaríamos que fosse. Não só a violência como as ondas reacionárias avançam cada vez mais. Violência policial não só nos Estados Unidos como aqui mesmo corre solta. Governos autoritários ameaçam nossas vidas, não só pela ação direta como deixando de agir num período critico na historia como é a pandemia de corona vírus. Isso deixou claro que não devemos contar somente com o governo pra sobreviver a esse período triste e lamentável da historia.
  Dito isso, a necessidade é de agir, de qualquer forma que você puder. ajude o próximo, seu vizinho, seu amigo em necessidade, não só com comida mas com palavras também. Converse com as pessoas próximas a você. E pense em como agir de outras formas. Faça sua parte. E eventualmente tudo vai passar. Nada dura pra sempre, nem o próprio nazismo durou.
   Sei que a tentação é jogar as mãos pro alto e chorar, e todos nós fazemos isso as vezes, mas quando chegar a hora, a reação deve partir de todos nós.
  E quando quiser descansar de tudo isso, nós estaremos aqui, pra te entreter, e quem sabe te fazer rir um pouco. E a luta continua.
   Abaixo um texto do Bertold Brecht  que ele fez assim que o nazismo tomou o poder:

Aos Que Exitam

Você diz:
Nossa causa vai mal.
A escuridão aumenta. As forças diminuem.
Agora, depois que trabalhamos por tanto tempo
Estamos em situação pior que no início.

Mas o inimigo está aí, mais forte do que nunca.
Sua força parece ter crescido. Ficou com aparência de invencível.
Mas nós cometemos erros, não há como negar.
Nosso número se reduz. Nossas palavras de ordem
Estão em desordem. O inimigo
Distorceu muitas de nossas palavras
Até ficarem irreconhecíveis.

Daquilo que dissemos, o que é agora falso:
Tudo ou alguma coisa?
Com quem contamos ainda? Somos o que restou,
lançados fora
Da corrente viva? Ficaremos para trás
Por ninguém compreendidos e a ninguém compreendendo?

Precisamos ter sorte?

Isto você pergunta. Não espere
Nenhuma resposta senão a sua.

Autor: Bertolt Brecht (1898-1956)Editado por: nicoladavid

Sinceramente
 Zé, e equipe do Rota de Fuga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Comentário Sobre Distribuições Linux

  Algum tempo atrás eu fiz um mini podcast/postcast falando do linux de maneira bem básica e da minha historia no linux. Hoje vou falar um pouco de "sabores"/distribuições do linux especificas. Obviamente vou só pincelar em algumas, não muitas, só pra falar de coisas que andei pensando.

Crush: Amor Colorido

Um verdadeiro presente para o público queer em forma de longa metragem, Crush é típico filme de comédia romântica adolescente, daqueles que aquece o coração. Não seria exagero dizer que se trata de uma produção possível de se assistir na sessão da tarde em horário nobre da TV aberta. Dirigido por Sammi Cohen e escrito por Kirsten King e Casey Rackham, o filme é estrelado por Rowan Blanchard e Auli'i Cravalho, tendo seu lançamento no dia 29 de abril de 2022 no Hulu. O longa conta a história de Paige Evans, uma artista do ensino médio que decide se juntar ao time de atletismo da escola para ficar próxima de sua paixão de infância, Gabriela Campos co-capitã da equipe. Após ser acusada de ser KingPun, artista anônimo que faz artes de duplo sentido divertidas pela escola, e correr o risco de ser suspensa, Evans faz um acordo, e usa como desculpa a vaga no time para descobrir quem realmente é KingPun. Por ser completamente desprovida de agilidade em todas e qualquer atividade que eng

Rota de Fuga podcast 61 - Papo de bar - divagando legal

  Então fugitivos, voltamos e divagamos pra caramba, teve até participação especial nesse episódio então coloca o fone se divirta !