Pular para o conteúdo principal

Clerks ou O Balconista - Uma análise sobre um clássico



O Balconista é um filme independente do final da década de 90 que tem um estilo único, seja pela humanidade e simplicidade dos personagens seja pelo fato do filme ser preto e branco, que era o rolo de filme mais barato.





Olá meninos, meninas e pessoas de gênero neutro, estou aqui para falar do primeiro filme do grande diretor e roteirista Kevin Smith, sem mais delongas vamos para o post.



Logo vemos a vida do jovem de vinte e poucos anos Dante sendo tirado de sua folga para um dia de trabalho de meio período na promessa que seu chefe iria o substituir ao meio-dia. doce engano...


Antes de começar de verdade é preciso lembrar que os personagens desse filme, assim como os outros protagonistas deste universo de filmes são sexualmente imaturos e não são capazes de suportar uma parceira que tenha mais experiência que eles, esperem eu chegar em Procura-se Amy, e isso serve de base para tentar entender as ações de Dante de seu fiel escudeiro.



O filme mostra a que veio na primeira cena no Quick stop e um senhor pra lá de suspeito começa a pregar sobre a praga dos cigarros e sobre como mascar chicletes era mais barato e saudável e o nosso querido Dante fica com uma linda cara de cu.

E é necessário a salvadora da pátria Verônica, sério, como já disse em outro post, as mulheres do Askviewverse são incrivelmente maduras e resolvidas e sinceramente eu não sei o que ela vê no Dante no início do filme. A relação entre esse casal se resume ao Dante sendo um cara imaturo revelando que apesar de ter uma família de classe média como vemos na abertura do filme ele nunca chegou a ingressar na faculdade ou se ingressou resolveu abandonar no inicio.

Outro ponto forte daqui é uma das grandes discussões do filme, durante uma conversa Dante é questionado sobre com quantas mulheres ele transou durante sua vida e ele diz serem 12 contando com Verônica, ela chega brincar dando alguns tapas de leve nele e menciona que só transou com 3 homens contando com Dante, assim a moral do homem médio se infla, afinal seu número de experiências sexuais supera as de sua parceira provando de alguma forma em seu mundinho que ele é superior, algo que logo é quebrado quando um cliente que parece muito o vocalista do 30 seconds to Mars entra na loja e temos a citação que ele amava flocar. E você que está lendo esse post enquanto toma seu milkshake de creme ou come seu sorvete de flocos segundo o filme é o ato de após o cidadão ejacular da boca da outra pessoa questão a pessoa que está com o sêmen passa para que ejaculou beijando esta. passe o mouse para ler por sua conta e risco e isso faz com que Dante questione já que o marmanjo não estava na lista com que Vê havia transado e ela diz que só transou com aqueles que amou, porém teve outras experiências e daí, surge a melhor piada do filme.

-Quantos paus você chupou ?
- 36
- Contando comigo ?
-37
-Eu sou o 37 ?!?!

Já entendi

 
Enquanto Dante era o macho alfa com mais experiências tudo eram flores, porém ao descobrir que sua parceira é mais madura sexualmente seu mundo desmorona e Randaw dá uma pequena ajuda nisso.

Falando no diabo, consigo ver Randaw e seu jeito de não ligar para nada nem ninguém como os dois lados de uma moeda, digo isso como atendente, se você, querido ser humano que está lendo esse texto nunca trabalhou atendendo diretamente o público vai ver Randaw como o pior funcionário de todos os tempo e dizer que ele merece demissão e você certamente pegaria ele porrada caso ele te atendesse com seu jeito de sempre, já eu vejo ele de certa forma como um herói que diz o que pensa e consegue exalar da melhor forma possível que não está nem aí para o cliente ou as opiniões deles, não pensem que eu ou outro atendente somos monstros insensíveis, ao contrário, somos humanos, temos vida, amigos, família e quantas vezes eu mesmo não ouvi frases como "então leva pra sua casa e faz" quando eu dizia que algo não poderia fazer no meu horário de trabalho devido ao tempo. " Mas o rapaz do outro lugar faz" isso mata qualquer um, se no outro lugar faz, vai pra lá então!!! As pessoas perdem a empatia com os atendentes e pensam que não somos humanos e sim NPC's.

 
Nunca consegui andar assim...


Somos apresentados pela primeira vez a dupla que ganharia o cinema e os corações de quem curte um bom filme e quadrinhos, Jay e Silent Bob, a melhor combinação de um amigo doidão e um diretor independente que se endividou para um caramba para realizar seu sonho e precisava aparecer nele de alguma forma, mesmo que ele não conseguisse decorar muitas falas.

Nascem duas lendas


Se Verônica é a mulher madura, que dá suporte emocional a Dante, o salva de encrencas como vimos no inicio do filme seu extremo oposto é Caitlin Bree, a ex namorada de Dante na época do colégio que vivia traindo o rapaz e também está na faculdade, eles voltaram a se falar por telefone e é como se um despertasse a imaturidade dormente no outro, ela não revela nada sobre o namorado e agora noivo sendo necessário um tabloide fazer isso e ele não diz sobre a existência de Vê sendo também necessária a intromissão de Randaw. 


Durante um dos diálogos da outra dupla dinâmica do filme o passado de Dante e Caitlin, eles eram namorados no ensino médio e Dante sempre era traído, inclusive ele cita meia traição e você me pergunta o que é uma meia traição ? Simples, ele estava dormindo em uma cama no quarto de um amigo quando Caitlin dormiu com ele, só que ela pensava que era outro rapaz com quem ela tinha combinado em quarto escuro.

acho que não era esse tipo de Dark Room

De inicio eu pensei, qual a lógica de um cara que vivia sendo traído querer voltar com a pessoa que lhe colocou os chifres, mas logo eu vi que talvez inconscientemente Dante ainda querer namorar com ela, inclusive estar ligando para ela escondido da Vê é pelo fato de que talvez namorar com uma Caitlin mais madura limpe o passado e torne ele de algum modo superior, já que agora aquela mulher estaria só com ele, seria um tipo de volta por cima, mostrar que o adolescente traído triunfou e agora ele é que dá as cartas.

Eu posso ter viajado legal no último parágrafo, mas algo que mais tarde é dito pelo próprio Dante que quando ele era criança preferiu fazer cocô nas calças do que abrir a tampa do penico e isso já mostra a personalidade dele, sempre passivo as situações e incapaz de tomar uma atitude, ele quebra um pouco disso quando decide ir no velório de uma conhecida  e jogar hóquei no telhado, pequenas ações para um homem que não fazia nada.



Em mais de um momento podemos ver que apesar de tudo, somente uma das moças tem influência na vida e ações de Dante e infelizmente não é a Vê, se Dante tivesse seguindo os conselhos da namorada teria uma vida melhor e um futuro sendo construído (estou analisando somente este filme sem levar em conta O Balconista 2 e final dele), a influência de Caitlin Como eu já disse desperta o adolescente de Dante e acaba por fazer com que ele tome decisões sem pensar.

O final do filme é um grande ponto de virada, tudo indica que Dante terminaria com Verônica sem pensar duas vezes para retornar a uma fantasia irreal com a namorada da época do colégio que provavelmente, se tivesse ocorrido, teria terminado com alguma traição de Caitlin, pois se pararmos para analisar em nenhum momento ela chegou a terminar como o designer asiático, ela simplesmente fugiu seguindo impulsos tão imaturos quanto os de Dante, nesse ponto Dante nos conta sobre sua incapacidade de tomar decisões e toma a decisão fácil e infantil, ele troca a pessoa que o incentivava a ir para frente, dava suporte emocional e o amava, porém, não dizendo que seja algum tipo de demérito, pois não é, é sexualmente mais madura que ele por outra mulher que também é sexualmente mais madura, mas possui alguns pontos que eu gostaria de ressaltar como a impulsividade tal qual a de Dante, apesar de Verônica já ser namorada de Dante, ela seria escolha mais difícil, pois ela sempre o incentivaria a ir para frente, entrar na faculdade, mudar de emprego e talvez morar sozinho, coisas boas, porém analisando o personagem vemos seu temor por mudanças e escolhas difíceis. Caitlin funciona como uma válvula de escape, como já citei, para o passado, Dante queria se acomodar e ela era perfeita para isso, apesar de também estar na faculdade como Verônica ela não exita em fugir para o romance colegial deixando de amadurecer completamente.

Randaw faz o que Dante deveria ter feito desde o inicio e expõe tudo para Verônica que de maneira correta termina com Dante seguindo sua vida,depois que a ex do Danta transa com um cadáver no banheiro por acidente e fica catatônica, mas isso fica para uma parte 2,  o fim solitário de Dante e Verônica abre duas possibilidades nas vidas deles, Verônica poderia seguir em frente e encontrar alguém melhor ou mesmo estando sozinha seguir sem amarras e Dante ao ter que fazer escolhas na marra, amadurecer e lidar com as consequências como um adulto, ignorando a parte 2.

Acho que tudo que eu quis dizer foi, um filme da década de 90 se mantém tão atual e isso algo que precisa ser analisado...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Comentário Sobre Distribuições Linux

  Algum tempo atrás eu fiz um mini podcast/postcast falando do linux de maneira bem básica e da minha historia no linux. Hoje vou falar um pouco de "sabores"/distribuições do linux especificas. Obviamente vou só pincelar em algumas, não muitas, só pra falar de coisas que andei pensando.

Crush: Amor Colorido

Um verdadeiro presente para o público queer em forma de longa metragem, Crush é típico filme de comédia romântica adolescente, daqueles que aquece o coração. Não seria exagero dizer que se trata de uma produção possível de se assistir na sessão da tarde em horário nobre da TV aberta. Dirigido por Sammi Cohen e escrito por Kirsten King e Casey Rackham, o filme é estrelado por Rowan Blanchard e Auli'i Cravalho, tendo seu lançamento no dia 29 de abril de 2022 no Hulu. O longa conta a história de Paige Evans, uma artista do ensino médio que decide se juntar ao time de atletismo da escola para ficar próxima de sua paixão de infância, Gabriela Campos co-capitã da equipe. Após ser acusada de ser KingPun, artista anônimo que faz artes de duplo sentido divertidas pela escola, e correr o risco de ser suspensa, Evans faz um acordo, e usa como desculpa a vaga no time para descobrir quem realmente é KingPun. Por ser completamente desprovida de agilidade em todas e qualquer atividade que eng

Rota de Fuga podcast 61 - Papo de bar - divagando legal

  Então fugitivos, voltamos e divagamos pra caramba, teve até participação especial nesse episódio então coloca o fone se divirta !