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Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge (2022)

 

Abra qualquer critica do novo jogo dos tartarugas ninja e vocês verão a palavra "nostalgia" em bastante destaque... pois bem, o termo reducionista e infinitamente injusto com o jogo é usado para definir algo que vai muito alem disso, não é nostalgia que você sente ao jogar Shredder's Revenge, mas si "satisfação". E não é em ver um jogo dos tartarugas no modelo classico de briga de rua, ao qual elas sempre estiveram submetidas na midia dos games, mas sim por estar diante de uma "orgia visual" que vai alem do que ja se teve nos consoles, claro que nos arcades houveram jogos com a mesma proposta de se ter tantos inimigos em tela que, como recurso capitalista obrigava o jogador a por mais uma ficha pois não daria conta de chegar ao final so com 10, e assim jogos como X-men, Cadilacs e Dinossauros e ate mesmo os das Tartarugas, tinham varios inimigos na tela pra te forçar a sempre por mais uma ficha. Ja nos consoles a limitação tecnica ou a movimentação de mercado nunca permitiram que se tivesse o que se tem em Shredder's Revenge, pois os jogos beat 'em up so foram ter seus apelos retomados pela ndustria de 2010 pra cá, por ironia por conta da nostalgia de jogadores que viram a ascenção e esquecimento dessa linha de jogos e sentiam suadade desse genero, o que possibilitou ao mercado trazer-los de volta e agora sim explorar tudo que ainda dá pra explorar com esse genero, temos o notorio Syfu ai pra provar que o genero ainda pode ir alem da camera isometrica e de bonecos em 2D.

A verdade é que jogos no estilo "briga de rua" (eu prefiro o termo abrasileirado mesmo) estão em alta e é bom ver que desenvolvedores de jogos que cresceram usufruindo da satisfação de descer a porrada em bonequinhos estejam hoje pensando em como evoluir o genero e nos apresentar coisas novas, e que vão alem da nostalgia barata feita como anzol pra fisgar os nostalgicos de plantão e faze-los de troucha gastando seus pobres dinheirinhos em jogos mediocres que so apelam e não são, nem bons como os antigos, e nem atualizados pra nos fazer sentir a satisfação de ver bonequinhos 2D caindo na porrada. Ao meu ver dois exemplos disso que citei são River City Girls e o novo Battletoads, que são jogos que tem seus apelos e são muito bonitos, mas na hora de te fazer setir a satisfação que esses joguinhos podem trazer, patinam feio e são so travados de mais e cansativos, o que é uma pena pois o jogo pode não ser bonito, mas se tiver uma jogabilidade boa vai ficar em sua memoria, afinal jogo é jogabilidade, se essa caracteristica ficar aquem, o jogo perdeu sua rasão de existir. 

E que fique claro que eu não estou dizendo que estes sejam jogos são ruins, eles tem seus apelos, to apontando que eles poderiam ser muito mais, que o potencial ta todo ali e que davam pra ser muito melhores do que foram... poderiam ser um Street of Rage 4. E que jogo bom é SoR 4 amigos, alem de belo o jogo ainda te tras a satisfação de sentir o peso dos golpes, a agilidade dos personagens que vc controla, a variação entre habilidades de cada personagem, ta tudo em seu lugar certo e do jeito certo pra que você e seus amigos possam jogar e desfrutar de horas de porradaria na crisada dos personagens ante a criminalidade da cidade que habiram. Até agora o melhor briga de rua dessa nova leva.

Então vocês conseguem imaginar minha ansiedade em jogar Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge, quando eu fiquei sabendo, pelo Guarda Belo, que a Dotemu tava á frente do projeto. Se era a mesma desenvolvedora de Sor 4 nada menos que "fantastico" era o esperado, e o jogo cumpriu o esperado. Eu amei, como ja deve ter dado pra perceber pelas inumeras lives que eu ja fiz do jogo, tanto na Twitch, quanto no canal do Youtube do Rota de Fuga, o jogo me entregou aquilo que eu tava esperando, e mais. É muito mais frenetico que qualquer jogo de arcade que eu ja tenha jogado, é divertido jogar no multiplay, e é nesse caso onde a "orgia visual" que é esse jogo se apresenta como ponto positivo de satisfação aos jogadores. Esqueça esse lance de que é um jogo pra afagar sua nostalgia, nada disso, o jogo é muito alem disso, é pensado pra ser satisfatório por si mesmo. E é justamente por conta disso que eu adorei o game, os realiadores não querem apenas se aproveitar do carinho que os fãs tem, não so pelos jogos como pela marca que é as tartarugas ninja, o jogo quer que o jogador sinta que esta evoluindo com a mecanica, testando os botões pra ver no que dá, e se surpreendendo em descobrir que dá pra fazer algo alem das instruções apresentadas no começo de cada modo de jogo, que inclusive eu aconselho que seja pulada quando forem jogar, para que vocês sintam tambem a satisfação que é descobrir os botões, procurando entender por si mesmos o que dada um faz, afinal é nessa curva de aprendizado não guiada que a relação entre jogo e jogador se estabelece com mais profundidade. É nessa relação com a jogabilidade que o jogador explora o que dá ou não dá pra fazer num jogo, e é "descobrindo botões" e vendo em quê ação resutou que nossos laços com os jogos se consolidam. Eu to ligado que essa visão é romantica mas é a que eu tenho, fique a vontade para confronta-la.

E é justamente nisso tudo que Shredder's Revenge acerta, no sentimento de satisfação em estar numa partida frenetica em um game onde, apesar dos combos serem limitados (e essa é um ponto negativo do jogo), a impressão é a de que a gente ainda não explorou todas as ações que o jogo tem a oferecer, e provavelmente vá haver mais coisas quanto a isso conforme o jogador joga novamente com outros personagem, e o jogo incentiva justamente a jogar com outro personagens, não so pra evolui-los aumentando o leque de combos e especiais como para vermos até onde a evolução de cada um leva. 

Algo importante a se dizer sobre o sistema de combos é que ele é bem simples e limitado, entretanto confore você vai descobrindo que ao apertar o botão de golpe e de pulo ao mesmo tempo podemos jogar o inimigo no ar encaixar a queda com mais golpe e usar a esquiva pra sair de um ataque inimigo e recomeçar o combo é algo que dá uma satisfação inigualável. E particularmente eu adoro jogos com sistema de hits virtualmente infinitos. É serio, se o jogador se garantir de verdade ele passa uma fase inteira sem levar um golpe siquer, e mantendo a contagem de golpes aumentando constantemente.

O multiplay exige muito da atenção do jogador pois a bagunça em tela em alguns momentos pode confundir os jogadores, principalmente nos momentos em que ninjas do Clã no Pé estão de uniforme verde da cor dos Tartarugas, ou de amarelo como a April, ou rocho como o Mestre Splinter, serio teve momentos durante a gamplay no multiplay em que eu não sabia o que estava acontecendo, mas mesmo assim era divertido demias apertar os botões de golpe e esquiva torcendo pra bater mais do que apanhar, naquela salada visual de golpes, pulos, especiais e esquivas desenfreados que se tornara a partida.

Mas nem tudo são flores, atualmente o jogo tem um bug no multiplay que atrapalha bastante a permanencia continua nos modos, que são o arcade e historia: sempre que muda a fase um dos jogadores convidados não visualiza os personagens, e fica travado no cenario inicial da fase, obrigando o jogador a sair da partida para ser convidado novamente. 

Outro bug que aconteceu durante minha gameplay foi a do "inimigo ao seus pés" onde durante toda a fase um ninja do clã do pé ficou caído nos pés do personagem que eu estava controlando, no caso o Leonardo.

Acredito que logo mais esses bugs serão corrigidos e poderemos desfrutar da gameplay completa sem percausos dessas, ou de outra natureza, aguardemos.

Eu cunhei varias vezes no twitter e nesse post tambem o termo "orgia visual", pra tentar explessar o tamanho da bagunça e satisfação que é a gameplay desse jogo, é um termo que para mim faz sentido e casa com a proposta de difersão do jogo. Por isso a nota não poderia ser outra se não:

NOTA: 9,5 / 10 

E é isso ai, até semana que vem.

Mande um e-mail para gente no: portalrotadefuga@gmail.com

Post escrito por Surfista Aluminado


Making-off:

Todas as imagens desse post foram retiradas das minhas jogatinas, vocês podem ver algumas no canal de you tube do Rota de Fuga. Aqui a maior delas (se você estiver lendo isso muito depois da publicação cola no canal que é bem possivel terem outros vidoes desse jogo):




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