Nesse final de 2020, depois alguns desafios, resolvi experimentar algumas distros linux que não usava faz tempo. Depois de alguns experimentos com niveis variados de sucesso cheguei a versão rolling do Opensuse, o tumbleweed. "Mas zé, que diabos é rolling release?" Meu caro leitor, rolling release é uma distro que voce instala uma vez e não tem que reinstalar nunca mais porque ela está sempre na ultima versão, com os ultimos programas. Por esse motivo ela não tem numero de versão, tipo a versão normal do opensuse, que tem a 15, a 16, enfim.
Eu tenho duas caracteristicas que me fazem preferir esse tipo de distro. Eu sou um tanto quanto preguiçoso, eu já não tenho tanta animação quanto antes pra ficar instalando sistemas de novo e de novo, e eu gosto de sempre ter a ultima versão dos programas, então uma distro como essa é perfeita pra mim. "Mas zé, existem muitas distros desse tipo, qual é o diferencial dessa?" Bom, caro leitor, o opensuse é uma distro tradicional , já tá aí faz muito tempo, tem uma grande empresa por trás, com foco empresarial, e isso transparece na distro. Dá pra perceber um nivel de polimento na distro, um capricho que distros menores não tem.
A instalação é feita com o instalador yast2, e é bem facil tambem. Quem já instalou ubuntu ou outras distros não deve ter problemas. Algo a se prestar atenção é que a distro não vem com todos os codecs de multimidia instalados, mas não é dificil de instalar, uma busca no google pode te ajudar.
O opensuse tumbleweed é uma ótima opção pra quem é preguiçoso como eu e quer uma distro com os ultimos programas disponiveis e que quer instalar pra durar meses ou até anos ̶d̶e̶s̶d̶e̶ ̶q̶u̶e̶ ̶v̶o̶c̶e̶ ̶n̶ã̶o̶ ̶f̶a̶ç̶a̶ ̶m̶e̶r̶d̶a̶ ̶i̶g̶u̶a̶l̶ ̶e̶u̶, é uma distro confiavel, estavel, bem polida, tem uma comunidade engajada e uma empresa por trás e é facil de usar. Absolutamente recomendada.