Pular para o conteúdo principal

Opensuse Tumbleweed: Um Rolling Release Surpreendente

                Portal:Tumbleweed - openSUSE Wiki

   Nesse final de 2020, depois alguns desafios, resolvi experimentar algumas distros linux  que não usava faz tempo. Depois de alguns experimentos com niveis variados de sucesso cheguei a versão rolling do Opensuse, o tumbleweed. "Mas zé, que diabos é rolling release?" Meu caro leitor, rolling release é uma distro que voce instala uma vez e não tem que reinstalar nunca mais porque ela está sempre na ultima versão, com os ultimos programas. Por esse motivo ela não tem numero de versão, tipo a versão normal do opensuse, que tem a 15, a 16, enfim. 

   Eu tenho duas caracteristicas que me fazem preferir esse tipo de distro. Eu sou um tanto quanto preguiçoso, eu já não tenho tanta animação quanto antes pra ficar instalando sistemas de novo e de novo, e eu gosto de sempre ter a ultima versão dos programas, então uma distro como essa é perfeita pra mim. "Mas zé, existem muitas distros desse tipo, qual é o diferencial dessa?" Bom, caro leitor, o opensuse é uma distro tradicional , já tá aí faz muito tempo, tem uma grande empresa por trás, com foco empresarial, e isso transparece na distro.  Dá pra perceber um nivel de polimento na distro, um capricho que distros menores não tem.

Eu instalei a versão xfce , que é excelente e bem leve, e apesar de uma certa curva de aprendizado com o gerenciador de pacotes zypper, não tive problemas. Instalei meus jogos e programas, atualizei tudo perfeitamente. O opensuse tem um painel de controle/ferramenta de uso geral/gerenciador de tudo chamado yast, que tem tudo o que voce pode precisar em modo grafico, pra quem não gosta do terminal se virar normalmente. E quando eu digo de tudo é tudo mesmo, desde gerenciador de programas, firewall, bootloader, entre outras coisas. Uma das ferramentas em modo gráfico mais completas que eu ja vi.

 A instalação é feita com o instalador yast2, e é bem facil tambem. Quem já instalou ubuntu ou outras distros não deve ter problemas. Algo a se prestar atenção é que a distro não vem com todos os codecs de multimidia instalados, mas não é dificil de instalar, uma busca no google pode te ajudar.

    O opensuse tumbleweed é uma ótima opção pra quem é preguiçoso como eu e quer uma distro com os ultimos programas disponiveis e que quer instalar pra durar meses ou até anos  ̶d̶e̶s̶d̶e̶ ̶q̶u̶e̶ ̶v̶o̶c̶e̶ ̶n̶ã̶o̶ ̶f̶a̶ç̶a̶ ̶m̶e̶r̶d̶a̶ ̶i̶g̶u̶a̶l̶ ̶e̶u̶, é uma distro confiavel,  estavel, bem polida, tem uma comunidade engajada e uma empresa por trás e é facil de usar. Absolutamente recomendada.


                                         openSUSE Linux (@openSUSE) | Twitter


 


 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crush: Amor Colorido

Um verdadeiro presente para o público queer em forma de longa metragem, Crush é típico filme de comédia romântica adolescente, daqueles que aquece o coração. Não seria exagero dizer que se trata de uma produção possível de se assistir na sessão da tarde em horário nobre da TV aberta. Dirigido por Sammi Cohen e escrito por Kirsten King e Casey Rackham, o filme é estrelado por Rowan Blanchard e Auli'i Cravalho, tendo seu lançamento no dia 29 de abril de 2022 no Hulu. O longa conta a história de Paige Evans, uma artista do ensino médio que decide se juntar ao time de atletismo da escola para ficar próxima de sua paixão de infância, Gabriela Campos co-capitã da equipe. Após ser acusada de ser KingPun, artista anônimo que faz artes de duplo sentido divertidas pela escola, e correr o risco de ser suspensa, Evans faz um acordo, e usa como desculpa a vaga no time para descobrir quem realmente é KingPun. Por ser completamente desprovida de agilidade em todas e qualquer atividade que eng

Um Comentário Sobre Distribuições Linux

  Algum tempo atrás eu fiz um mini podcast/postcast falando do linux de maneira bem básica e da minha historia no linux. Hoje vou falar um pouco de "sabores"/distribuições do linux especificas. Obviamente vou só pincelar em algumas, não muitas, só pra falar de coisas que andei pensando.

Rota de Fuga podcast 61 - Papo de bar - divagando legal

  Então fugitivos, voltamos e divagamos pra caramba, teve até participação especial nesse episódio então coloca o fone se divirta !