Pular para o conteúdo principal

Duna , Uma Obra Subestimada

   A Distopia de Duna por Frank Herbert | PHANTASTICUS

 Vamos falar um pouco de Duna e seus temas.

 Faz um tempo que eu estava devendo um post sobre Duna, eu confesso que enrolei um pouco porque estava tentando organizar meus pensamentos sobre a obra e a futura adaptação da historia que chega logo, dirigida por Dennis Villeneuve.
  Sendo bem rapido na sinopse, a historia de Duna começa com a familia atreides chegando no planeta Arrakis, ou Duna, pra assumir o comando de exploração da especiaria melange, que é uma substancia que possibilita muitas coisas e tem varios efeitos, um deles permitir as viagens espaciais. Existe um grande tabu naquele universo sobre usar maquinas pensantes, computadores, que são proibidos faz muitos anos, então a galera tem que usar pessoas sob efeito de melange pra calcular as viagens espaciais e tal.
    A familia atreides chega lá e conhece os nativos do planeta, os fremen, que são acostumados a viver naquele ambiente usando roupas especiais que reciclam agua, coisa rara no planeta. Mas as coisas logo se complicam porque quem tomava conta do planeta antes eram uma familia rival, os harkonnen, e eles tem um plano pra retomar o planeta.
  A historia de Duna com certeza é cheia de ação e aventura, mas as pessoas muitas vezes resumem toda a obra só a isso, uma simples historia de aventura sem nada mais profundo que isso, como um star wars da vida, quando nada poderia ser mais longe da verdade.
  Aí você , jovem manjador que é , vira e fala "ah zé, eu entendo as referencias junguianas e culturais. é tudo uma metafora pra a ascenção do império arabe e do islam, né? como eu sou sagaz" olha, sim, mas na verdade não. Superficialmente você pode dizer que sim, mas na pratica é só uma maquiagem visual, porque os temas não se limitam a isso. A historia é muito longa e tem varias fases, mas um dos temas principais, e sim, o autor chegou a dizer isso, é sobre como lideres carismáticos são perigosos. Sobre como as massas são manipuladas por um lider carismatico e como as vezes isso dá merda. O personagem principal, o Paul, não é o herói, muito pelo contrario, apesar de ser o principal.  É aquela mesma situação de tropa de elite , onde a galera acha que o capitão nascimento é o herói, quando na verdade ele tambem é só o principal. As pessoas costumam só ver o superficial , só a maquiagem. Eu não vou ficar batendo em star wars, porque sinceramente é chutar cachorro morto a essa altura do campeonato, mas um grande problema de star wars é as pessoas olharem pra aquilo e classificarem como o pináculo da ficção cientifica, o arquétipo de uma franquia de space opera, quando na verdade esse é só o verniz por cima de uma historia de ação e aventura bem comum.
  Com duna é o exato oposto. As pessoas olham e veem um segundo star wars, muito por causa talvez do filme de 84. Meio que as pessoas guardaram debaixo do mesmo guarda chuva por associação, e dá pra forçar a barra pra colocar os dois como parecidos, mas de novo, só de forma superficial.
  Dependendo de como for a nova adaptação, isso vai ficar mais claro. Ou podem fazer o caminho mais facil e transformar a historia num blockbuster de ação generico que star wars é, porque dá dinheiro. É bem possivel que isso aconteça, e isso é lamentavel. O trailer da serie da Fundação feito pelo streaming da apple me deu muito esse tipo de vibe, e eu digo isso com dor no coração, espero estar errado.
  Se você quer saber como é a historia, leia os livros. Pelo menos o primeiro. Muitos dos livros foram feitos pelo filho do Frank Herbert baseado em anotações deixadas pelo pai, meio no mesmo esquema de algumas obras do Tolkien, e alguns acham excelente, outros não gostam, esses não sairam no brasil, eu não li , não sou capaz de opinar, mas se você quer conhecer a obra e ser capaz de opinar, leia. Os 6 originais são excelentes até hoje.

Lista com os personagens do filme Duna
 
  "Mas zé, e esse filme novo em si, com aquele garoto esquisito galã feio?" olha, eu gosto das imagens que já divulgaram, é cedo pra dizer , mas acho que vai ser legal, apesar de que imagens e trailers já nos enganaram antes. Mas tenho esperanças.
  Em suma, Duna é uma obra bem mais rica e que tem muito mais pra oferecer do que as pessoas normalmente dão crédito, e é uma leitura obrigatória pra todos os fãs do genero, nem que seja pra falar mal, e especialmente pra conhecer um universo tão rico e influente na cultura pop e na ficção em geral.
    Inté


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Comentário Sobre Distribuições Linux

  Algum tempo atrás eu fiz um mini podcast/postcast falando do linux de maneira bem básica e da minha historia no linux. Hoje vou falar um pouco de "sabores"/distribuições do linux especificas. Obviamente vou só pincelar em algumas, não muitas, só pra falar de coisas que andei pensando.

Crush: Amor Colorido

Um verdadeiro presente para o público queer em forma de longa metragem, Crush é típico filme de comédia romântica adolescente, daqueles que aquece o coração. Não seria exagero dizer que se trata de uma produção possível de se assistir na sessão da tarde em horário nobre da TV aberta. Dirigido por Sammi Cohen e escrito por Kirsten King e Casey Rackham, o filme é estrelado por Rowan Blanchard e Auli'i Cravalho, tendo seu lançamento no dia 29 de abril de 2022 no Hulu. O longa conta a história de Paige Evans, uma artista do ensino médio que decide se juntar ao time de atletismo da escola para ficar próxima de sua paixão de infância, Gabriela Campos co-capitã da equipe. Após ser acusada de ser KingPun, artista anônimo que faz artes de duplo sentido divertidas pela escola, e correr o risco de ser suspensa, Evans faz um acordo, e usa como desculpa a vaga no time para descobrir quem realmente é KingPun. Por ser completamente desprovida de agilidade em todas e qualquer atividade que eng

Rota de Fuga podcast 61 - Papo de bar - divagando legal

  Então fugitivos, voltamos e divagamos pra caramba, teve até participação especial nesse episódio então coloca o fone se divirta !