Pular para o conteúdo principal

JEXI, ou deveriamos ler melhor os termos de contrato do Google

Olá fugitivos, primeiramente eu gostaria de dizer que meus posts continuam com a frequência de sempre, ou seja, quando eu tenho vontade e criatividade e motivo disso é o fato do blogger tem um app para celular e isso me permitir escrever mesmo longe do computador, mas dito isso digam Ok Jexi e não leiam os Termos de Serviço e vamos para o post.




A primeira vez que eu vi o trailer desse filme em questão pensei que seria mais uma comédia genérica de casal e fui surpreendido pela crítica a minha geração como um todo e os comportamentos atuais sem parecer o Pernalonga de batom.

O filme em si nos apresenta um jovem que trabalha em uma coisa tão presente nas nossas vidas, listas do BuzzFeed e sendo listas do BuzzFeed são coisas extremamente fúteis e que não agregam nada de novo, o chefe do protagonista é o famoso amigo do Homem Formiga que se mostra um babaca com síndrome do pequeno poder e mais tarde, quando a JEXI em si entra na vida do protagonista revela que ele é o famoso incel, homens que vivem em celibato forçado e passam a culpar as mulheres por seu fracasso e vamos ficar por aqui já que esse tema merece um podcast próprio.
 
A história do filme, o fio condutor é até simples, mas o tapa de luva branca está nos detalhes como os que eu citei acima, em um momento o protagonista ajuda um colega de trabalho a não ser demitido e nos mostra algo comum nos dias de hoje, sempre foi, mas a tecnologia amplificou isso, mesmo trabalhando juntos por muito tempo e um do lado do outro, como estavam cada um em seu mundinho a parte acabavam por nunca conversar verdadeiramente, passado o momento de apresentação o colega salvo faz um convite para que Phil participe de um jogo com ele e sua amiga,algo comum na socialização, mas evitado com desculpas por Phil que com medo de fracassar na interação social prefere ir para casa e terminar suas noites sozinho e pedindo comida e aí o filme só  foi crescendo, na cena inicial Phil não olha para a paisagem nem um momento sequer e quando percebe que não postou nada desde o almoço, algo assustador para ele, ele simplesmente aponta o celular para a janela sem olhar, tira uma foto que estava razoável e lota de filtros de Instagram e posta agradecendo a vista que nem apreciou, porque mais importante que viver é postar nos dias de hoje.

Quando ele interage com o par romântico a primeira  vez, que eu demorei para perceber que era Tempestade dos nos novos filmes dos X-Men, a primeira preocupação não foi a segurança do celular e não da jovem e quando um clima surge ele não sabe lidar com isso, afinal como um bom jovem de vinte e poucos anos que tenha passado metade da sua vida conectado ele não sabe interagir com o interesse romântico e acaba fugindo usando o momento em que seu celular é quebrado e na loja a vendedora é sincera com Phil ao comparar jovens e seus smartphones com viciados e com a diferença que viciados tem o mínimo de vida social.


Depois disso é aí que nossa querida IA JEXI entra em ação , Phil não lê os termos de contrato, algo que todos nós fazemos também e tem que lidar com a nova amiga marrenta e boca suja virtual, de início parece sacanear ele, mas no fundo são boas ações como constranger Phil na frente dos colegas de trabalho para que ele fosse no jogo de kickball, o que é um fracasso de primeira, mas com o tempo ajuda a fortalecer a ligação entre o trio e até mesmo troca a alimentação do protagonista por salada no lugar de porcarias, em vários pontos a JEXI é mais humana e demonstra ser mais humana que o protagonista. 
Ela também ajuda Phil a interagir com a jovem e em algum momento chega a gostar do Phil e vira uma espécie de ex-namorada vingativa, o que me irritou em vários momentos, mas durante esse momento ela demonstra o perigo das coisas interligadas quando "salta" de celular em celular pela nuvem, quando sabota o patinete elétrico de um repórter e quando manda nudes sem a autorização de Phil.



O final do filme, depois de toda essa construção não me agradou do momento em que ele termina com a mocinha do inicio do filme e o momento em que ele perde o controle não tem reais consequências. JEXI por vingança faz o antigo noivo de Kate conseguir uma transferência para São Francisco e o Arqueiro Verde de Smallville havia mudado e seria interessante ver a junção do casal depois de ambos começarem a buscar a felicidade com Phil aceitando que perdeu a chance do a "garota dos sonhos" e passado algum tempo conhecendo outra "garota dos sonhos" e vendo que a vida é assim, vitórias e derrotas.



Alguns filmes se tornam datados devido a abordagem usando tecnologia como por exemplo "O amor não tira férias" que trás o inicio da internet, o filme é muito bom até hoje, mas quando olhamos o modo que as personagens usam para conversar é bem datado e eu acho que JEXI não passará por isso, por mais que seja uma comédia bem despretensiosa até, ela não é sobre Ias ao meu ver e sim sobre como é vida dos millennials, os medos de interagir, de se arriscar, a vida se tornando mais digital que real, eu estou escrevendo isso sem me excluir, quando Phil não sabe como pegar o número de Kate na fila do café e precisou que ela dissesse que queria dar o número já me aconteceu e não, eu não peguei o número, só percebi um tempo depois e era tarde demais, entre outras coisas que marcam essa geração, não defendendo as anteriores dizendo que são perfeitas, toda geração tem seus defeitos e esse filme trata da atual.

Como filme eu daria uma nota 7 de 10 pelo final, o final foi feliz, mas como disse acima, Phil e Kate no final foi conto de fadas demais para mim.
Como crítica social a nota 10 é certa, vale a pena ser assistido e comentado, tirando o comercial na televisão e a propaganda no Prime Vídeo não vi ninguém comentando sobre ele, o que é uma pena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Comentário Sobre Distribuições Linux

  Algum tempo atrás eu fiz um mini podcast/postcast falando do linux de maneira bem básica e da minha historia no linux. Hoje vou falar um pouco de "sabores"/distribuições do linux especificas. Obviamente vou só pincelar em algumas, não muitas, só pra falar de coisas que andei pensando.

Crush: Amor Colorido

Um verdadeiro presente para o público queer em forma de longa metragem, Crush é típico filme de comédia romântica adolescente, daqueles que aquece o coração. Não seria exagero dizer que se trata de uma produção possível de se assistir na sessão da tarde em horário nobre da TV aberta. Dirigido por Sammi Cohen e escrito por Kirsten King e Casey Rackham, o filme é estrelado por Rowan Blanchard e Auli'i Cravalho, tendo seu lançamento no dia 29 de abril de 2022 no Hulu. O longa conta a história de Paige Evans, uma artista do ensino médio que decide se juntar ao time de atletismo da escola para ficar próxima de sua paixão de infância, Gabriela Campos co-capitã da equipe. Após ser acusada de ser KingPun, artista anônimo que faz artes de duplo sentido divertidas pela escola, e correr o risco de ser suspensa, Evans faz um acordo, e usa como desculpa a vaga no time para descobrir quem realmente é KingPun. Por ser completamente desprovida de agilidade em todas e qualquer atividade que eng

Rota de Fuga podcast 61 - Papo de bar - divagando legal

  Então fugitivos, voltamos e divagamos pra caramba, teve até participação especial nesse episódio então coloca o fone se divirta !