Pular para o conteúdo principal

Review de Fuga : Upload (primeira temporada)


Olá fugitivos, em meio a essa quarentena interminável temos uma série da Prime Video que nos faz pensar em muita coisa e ao mesmo tempo nos faz, então fazem download desse post no feed e se preparem para o Upload.

O ano é 2033 e uma nova geração de Fugitivos só vai surgir daqui a um ano ano...

Acho que o post não era sobre isso...

Voltando ao assunto, a humanidade finalmente descobriu como viver para sempre fazendo um, veja só, upload de suas mentes pouco antes de morrer e como o sistema econômico atual é capitalista essa dádiva é destinada a pessoas de classe média alta e ricos que fazem planos  de assinatura para gerações do mesmo modo que fazemos assinaturas de TV a cabo, tendo um pacote básico e outras pessoas podendo pagar por todos os canais e pacotes especiais e inclusive mais tarde descobrimos que existe um modo pré-pago para os mais pobres, o melhor "paraíso" é Lakeview, um hotel 5 estrelas nas montanhas dos servidores da Horizen, a maior empresa do mercado que compete com outras cinco e meio a tudo temos Nathan, nosso programador protagonista que está desenvolvendo um novo tipo de "paraíso" para que todos possam acessar, mas antes de terminar seu projeto ele acaba sofrendo um acidente em um carro autônomo, algo que é impossível por meios normais, e acaba tendo que optar entre o pós-vida usando o plano de sua noiva rica ou tentar ir para a sala de cirurgia e arriscar tudo, ele opta por se tornar um Upload e é aqui que a diversão começa.


Quando sua mente é transferida é necessário que uma pessoa guie o Upload para que esse possa ter suas memórias e uma forma física e é ai que a Nora entra, ela é a responsável por isso e ao olhar as memórias de Nathan, o recém-chegado ela o acha interessante e bonito até, Nora explica o funcionamento do hotel e para os mais novos ou nem tão novos como aquele que está escrevendo aqui identificam quase que de primeira um MMO ou para ser mais exato uma fusão perfeita de The Sims com Second Life, que poderia ter sido o nome da série, onde existem atividades inclusas no pacote de assinatura e coisas pagas por fora como o frigobar mostrado nos primeiros minutos. Um dos pontos fortes da série foi apresentar tudo que Lakeview podia oferecer que vai de terapeutas usando avatares de animais a softwares de funcionários do hotel que podem brincar de Street Fighter com os avatares crianças.

A série é muito boa ao nos apresentar um futuro fora do sistema e do local de trabalho da Nora, seria bem simples, mais barato e menos arriscado usar poucos cenários, mas o lore construído faria um cara como o Zé Andarilho dar uma risada ao ver que o futuro é regido pelas mega corporações como nas distopias cyberpunks, mas limpinhas e fofinhas para oprimir sem serem percebidas e também tocam em questões sérias dos dias de hoje como o acesso a comida que é somente para os mais ricos, os pobres ou pessoas de classe média possuem impressoras 3D de comida e baixam as receitas, pois é mais barato pagar por cartuchos do que por carne.
Porque eu dei todo esse rodeio ? Porque esse mundo pede isso, uma série de dez episódios criou um cenário perfeito para muitos debates como por exemplo o clássico navio de Teseu.

O navio com que Teseu e os jovens de Atenas retornaram (de Creta) tinha trinta remos, e foi preservado pelos atenienses até o tempo de Demétrio de Falero, porque eles removiam as partes velhas que apodreciam e colocavam partes novas, de forma que o navio se tornou motivo de discussão entre os filósofos a respeito do conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar objetos inanimados uns dos outros
  (1) Versão Simples:

Seja A = O navio em que Teseu começou a sua viagem.
Seja B = O navio em que Teseu terminou sua viagem.

A questão não é apenas se "A=B?"; suponha que Teseu havia deixado uma peça original do barco A no barco B. Uma peça de A é o suficiente para fazer A idêntico a B? Se não, seria idêntico a B supondo que ele havia deixado duas peças, etc. Onde devemos desenhar a linha da identidade do barco?
(2) Versão Complexa:

Igual a versão simples, mas com uma adição - seguindo Teseu havia um outro barco, o Carniceiro, que pega as partes que Teseu atira ao mar, e as utiliza para se reconstruir. O Carniceiro ao chegar no porto é um navio que se compõe precisamente das partes que compunham o navio que Teseu começou a viagem. Ele aporta na doca seu navio ao lado do navio que Teseu aportou.

A versão complexa dá origem a dezenas de perguntas e análises sobre a identidade de ambos os navios que buscam uma resposta que forneça o conjunto de condições necessárias e condições suficientes para a identidade do navio de Teseu e do navio Carniceiro
 

Eu citei isso porque quando você separa as memórias de um corpo, as memórias são a pessoa ou uma cópia dela e se fosse possível criar um Upload de um ser vivo, em algum momento vivendo experiências diferentes eles deixariam de ser a mesma pessoa e partir desse ponto quem seria o real ? existiria um real ? e se alma existir quem realmente poderia ir para o paraíso ? e se sua alma vai para o paraíso cristão ou de qualquer outra religião o que são as suas memórias ?


Upload é uma ótima série para a quarentena trazendo diversão, questionamentos e crítica social muito bem misturados de uma forma e tendo um ótimo gancho para uma segunda temporada que foi confirmada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Comentário Sobre Distribuições Linux

  Algum tempo atrás eu fiz um mini podcast/postcast falando do linux de maneira bem básica e da minha historia no linux. Hoje vou falar um pouco de "sabores"/distribuições do linux especificas. Obviamente vou só pincelar em algumas, não muitas, só pra falar de coisas que andei pensando.

Crush: Amor Colorido

Um verdadeiro presente para o público queer em forma de longa metragem, Crush é típico filme de comédia romântica adolescente, daqueles que aquece o coração. Não seria exagero dizer que se trata de uma produção possível de se assistir na sessão da tarde em horário nobre da TV aberta. Dirigido por Sammi Cohen e escrito por Kirsten King e Casey Rackham, o filme é estrelado por Rowan Blanchard e Auli'i Cravalho, tendo seu lançamento no dia 29 de abril de 2022 no Hulu. O longa conta a história de Paige Evans, uma artista do ensino médio que decide se juntar ao time de atletismo da escola para ficar próxima de sua paixão de infância, Gabriela Campos co-capitã da equipe. Após ser acusada de ser KingPun, artista anônimo que faz artes de duplo sentido divertidas pela escola, e correr o risco de ser suspensa, Evans faz um acordo, e usa como desculpa a vaga no time para descobrir quem realmente é KingPun. Por ser completamente desprovida de agilidade em todas e qualquer atividade que eng

Rota de Fuga podcast 61 - Papo de bar - divagando legal

  Então fugitivos, voltamos e divagamos pra caramba, teve até participação especial nesse episódio então coloca o fone se divirta !