Pular para o conteúdo principal

INSTRUMENTOS MORTAIS - A franquia que nunca foi bem adaptada e alguns dos motivos

Olá fugitivos, vocês não tem ideia do tempo que este post está parado e a quantidade de vezes que eu apaguei todo conteúdo para começar de novo, mas sem delongas, vem comigo que o assunto de hoje tem haver com umas das obras destinadas ao público jovem adulto por assim dizer, o post não diz, mas eu vou dizer agora, vamos falar de INSTRUMENTOS MORTAIS e sobre como fracassam e transpor para a TV ou para o cinema, eu acho que são os dois maiores erros da humanidade, esse e pensar que o flamengo é time.



Antes de mais nada já existiram duas adaptações deste universo, sendo uma para a televisão e outra para o cinema, infelizmente por mais que o universo dos caçadores de sombras seja vasto e praticamente uma mina de ouro para qualquer produtor com dois neurônios, as duas obras falharam miseravelmente chegando mudar e propor coisas absurdas no cânone geral. Antes de propor a minha visão de como deveria ser feito vou analisar o que já existe e chorar pelo leite derramado.


O FILME - INSTRUMENTOS MORTAIS CIDADE DOS OSSOS - 2012





Essa foi a primeira vez que tentaram levar Clary e seus amigos para as telonas e eu tenho duas visões sobre este filme em si, a primeira sem conhecimento do universo é de um filme razoável que tem potencial legal e uma mitologia bem legal e olhando após ler os livros passei a não gostar do filme, eu reassisti depois de ler os três primeiros livros e não recomendo para ninguém, algumas coisas já foram estragadas no trailer como por exemplo Clary encontrar o Cálice Mortal, objeto de extrema importância que inclusive tem esse nome por ser um, se preparem, INSTRUMENTO MORTAL, só um dos objetos que dá nome a esta saga.

Queridos Will, Jace, Emma e Magnus, favor não colocar Corote neste cálice...


SINOPSE OFICIAL:

Clary Fray (Lilly Collins) presenciou um misterioso assassinato, mas ela não sabe o que fazer porque o corpo da vítima sumiu e parece que ninguém viu os envolvidos no crime. Para piorar a situação, sua mãe desapareceu sem deixar vestígios e agora ela precisa sair em busca dela em uma Nova Iorque diferente, repleta de demônios, magos, fadas, lobisomens, entre outros grupos igualmente fantásticos. Para ajudá-la, Fray conta com os amigos Simon (Robert Sheehan) e o caçador de demônios Jace Wayland (Jamie Campbell Bower), mas acaba se envolvendo também em uma complicada paixão.

Mas veja só, o vilão que deveria ser secreto no filme aparecendo no material de divulgação...

Bem amigos caçadores de sombras e amigos mundanos, o filme como filme sem si tinha tanto potencial quanto Harry Potter e na verdade tinha mais potencial, porém ele foi lançado na Era das Trevas do cinema para jovens (período iniciado em 2011 com o lançamento de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 e dura até os dias de hoje) e outros materiais muito bons se perderam nisso, como o Percy Jackson, por exemplo em que hoje os fãs tem uma esperança vivendo por aparelhos com a notícia de que o autor teve uma reunião na Disney e isso pode se tornar uma série no Disney Plus. O mesmo aconteceu com 16 Luas, que também não foi para frente mesmo tendo uma série de livros de sucesso também, o filme neste caso tinha um elenco robusto, que não conseguiu fugir da Era das Trevas. 


no topo vemos o trio de Percy Jackson em sua primeira aventura com todos tendo 12 anos, já no cinema fomos forçados a ter um Percy com 16 anos, o que nos fez perder parte da identificação com o filho de Poeseidon.
Onde eu quero chegar com estes exemplos ? Harry Potter foi uma franquia de sucesso que fez seu público crescer com ela nas telonas, algo até então raro, foi a galinha dos ovos de ouro da Warner e quando ela terminou parecia que a J.K era o antigo rei dos piratas de One Piece gritando "Quem adaptar a próxima saga adolescente será o Rei das Franquias" Afinal logo depois de 2011, ano da última aventura do Bruxo, tivemos o Instrumentos Mortais que buscava desesperadamente ser palatável e com isso mudou o plot do final do livro e removeu coisas ou mudou coisas bobas que seriam necessárias para uma adaptação, algo aceitável por ser outra mídia, mas os erros foram os vários momentos importantes dos livros que pareciam bobos de início como Jace falando sobre música com Clary, isso com tudo poderia ser remediado no futuro como aconteceu com o Potter onde a trama dos elfos domésticos foi ignorada e analisando somente pelos filmes não faz falta, mas o ponto foi a covardia em revelar logo que Jace e Clary não eram irmãos ao invés de manter o mistério, algo essencial em Cidade das Cinzas, a possível continuação. A Era sombria fez com que qualquer planejamento dos estúdios para estabelecer franquias no fosse jogado no ralo e no lugar disso todos correram aos mesmo tempo inflando e saturando o mercado. Acho que posso comparar os danos as sagas no cinema com o que aconteceu com muitas séries na greve de roteiristas de 2006.

o trio que marcou uma geração


Antes de seguir para a série de TV, Percy Jackson errou ao mudar o público alvo dos filmes mudando o jovem entrando na adolescência com 12 anos para um jovem de 16 indo para a vida adulta e ceifando os Deuses da história de uma horrível e covarde e essas falhas aconteceram porque Rick e Cassandra apenas venderam os direitos de adaptação das suas obras e ficaram sem poder de veto, algo que J.K sempre teve desde o primeiro filme, tanto que ela optou por live action e não uma animação.


tirando Clary e Jace, o elenco de jovens protagonistas não parecia tão jovem assim...


Informações importantes:


  • O filme se pagou lucrando 90 milhões de dólares e custando 60 milhões.
  • Apesar disso foi considerado um fracasso, pois era esperado um lucro bem maior e um inicio de franquia.
  • A própria Cassandra Clare não gostou do que leu quando viu o roteiro de Cidade das Cinzas.
  • Oficialmente Cidade das Cinzas, a continuação, segue em pré-produção.
  • O filme está disponível na Amazon pelo Prime Vídeo.




SÉRIE Shadowhunters - 2016



Agora do trio o Jace é o único que não se encaixa

Três anos haviam se passado e o público que viu o filme, uma boa parte migrou para os livros e viu a conclusão dos eventos e com a onda das séries de TV do CW, séries extremamente jovens a centelha de esperança foi acesa e quando a série foi anunciada, ficamos felizes, mas mais uma vez não era o momento, em 2016 o desejo dos produtores era série dos ovos de ouro e vou explicar isso mais abaixo, antes disso eu focar no efeito Smallville.
Os culpados
O famoso ponto de ignição
Efeito Smallville ( A série que combinou tudo listado abaixo e criou a base onde são adicionados ou retirados elementos para as séries que estão aí até hoje):

Séries de super-heróis/ pessoas fantásticas se tornando populares :

Na década de 70 e até mesmo nos anos 80 os heróis do gibi não eram bem vistos e as séries de heróis eram escassas e não tinham quase nada a ver com o personagem base, com o tempo foi se tornando mais palatável e tivemos Blade e X-men abrindo caminho para os seres fantásticos na TV e no cinema e uma série do Superboy onde ele de fato enfrentava vilões baseados em alguns dos gibis e mesmo os originais para séries tinham poderes especiais, algo que não seria aceito antigamente.


Fim do formato monstro da semana para adotar um foco maior por temporada:


Por mais que a piada de monstro da semana se encaixe bem em Smallville no inicio ela mudou bastante o conceito e passou a adotar um vilão da temporada e por mais que tivessem vilões de um episódio ainda tínhamos uma trama no fundo que seria resolvida no final, bem diferente da primeira temporada de Jornada nas Estrelas onde é possível embaralhar os episódios e ainda sim fazer sentido, Arquivo X, na minha visão trabalhou bem essa mudança tendo como foco a conspiração alienígena por exemplo.

Mais romance, mais drama, mais novela mexicana fellings: 


As reviravoltas clássicas das tardes do SBT acompanhando a Maria ir e voltar com o Carlos Daniel se fazem presentes nas séries voltadas para o público jovem até hoje, afinal Barry gostando e Iris e não sabendo lidar com isso e não conseguindo contar para ela e Oliver e Felicity por exemplo vieram bem depois de um certo Clark estar apaixonado por Lana que estava com outro, mas gostava dele e em paralelo a melhor amiga dele ser apaixonada por ele...


Misture tudo isso e temos a receita das séries atuais...


VOLTANDO AO PONTO

Quando Arrow e até Flash começaram, o mundo não esperava grandes coisas delas e no máximo 4 temporadas, mas elas trouxeram público e dinheiro, algo que todos querem e com isso a onda de adaptar livros voltou, mas mascarada de algo bom, pois se duas horas eram pouco tempo, quem sabe o formato de 24 episódios de 1 hora cada podendo focar em cada capítulo do livro e trabalhar melhor os personagens e esta foi a armadilha.



livros tem um fim e heróis não, sendo assim Barry pode correr até seus 60 anos e passar o manto para Wally ou qualquer outro personagem que inventem e vai ter sentido, mas adaptar livros necessita, em algum momento ter um fim, algo que significa abrir mão da galinha dos ovos de  ouro, mas como caímos nessa novamente ? bem, por mais que o arco de Instrumentos Mortais acabasse, teríamos uma vantagem, afinal o nome da série é SHADOWHUNTERS e logo poderia contar a história de vários caçadores ao longo do tempo, assim finalizando 6/7 temporadas com o arco da Clary e companhia teríamos a chance de conhecer Tessa, Will e Jem e depois retornar ao futuro com Emma, parece perfeito certo ? Mas não foi assim que aconteceu e vamos para a série em si...

Tirando o Jace, tá perfeito

O primeiro episódio já me deixou com opiniões dividas, mas com passar da primeira temporada e as mudanças inúteis feitas, eu larguei a série na segunda temporada e segundo as minhas fontes, não melhora nem com runa braba, para começar a ideia de uma Nova York contando apenas com 3 caçadores já que ninguém mais mora em Institutos propriamente ditos funciona para nos tirar a sensação de onde estão as outras pessoas para ajudar ?, na série tudo mudo com um Instituto cheio de gente e tecnologia desnecessária para tentar lembrar as salas de comando das séries de herói, as próprias laminas de serafim no inicio lembrarem brinquedos foi broxante, mas o fato de caçadores de sombras não serem imunes a possessão e usarem isso para matar a mãe da Clary, que não deveria morrer e sim continuar até o final da série de livros foi um tiro no pé, fora que eu menti para mim mesmo dizendo que estavam economizando para segunda temporada onde a batalha vista em cidade das cinzas deveria acontecer, algo que não aconteceu nas proporções certas, fora que a série se sustentou em MALEC, o melhor casal já criado.

isso foi legal
Sem pensar em cuidar da Izzy e Simon, ou mesmo Maia e Simon, Maia que por sinal deveria ser "mestiça" e representar o preconceito que filhos de casais inter-raciais sofrem nos EUA foi mudada para uma menina negra e sem tranças sem explicação nenhuma, o próprio Rafael não era tão parecido com o dos livros e o arco do hotel na série foi forçado e esticado. além de que a mudança do charme de vampiro, algo comum em várias obras ser mudado para um tipo de gás foi vergonhoso, isso é só o início da série, mas eu poderia passar muito tempo listando os erros narrativos e de adaptação, por sorte a série foi cancelada, mas para a tristeza dos fãs dos livros foi finalizada em dois episódios.


Como eu gostaria de ver esses dois bem aproveitados


A MINHA IDEIA DE COMO FAZER - QUEM SABE UM DIA...




E depois dessa longa jornada vamos a minha visão de como realizar esta adaptação e para começar teríamos um problema para lidar, o irmão Zachariah, eu contrataria um ator mais jovem para ser o corpo e usaria um dublador mais velho para ser a voz do irmão do silêncio, o motivo ? o tempo do ator crescer durante as minhas 6 temporadas planejadas de Instrumentos Mortais e assim apresentaríamos o mesmo ator durante a temporada 5 com a idade perfeita para terminarmos a série a da mesma maneira que o livro deixando gancho para duas séries com o mesmo ator, em primeiro lugar PEÇAS INFERNAIS e em segundo ARTIFÍCIOS DAS TREVAS onde nosso querido Jem, sim, ele é o Jem e se você chegou até já deve saber disso..., vai estar na idade certa, mais velho, mas nem tanto, fora que depois de saber o "futuro" vai ficar ainda mais interessante saber como mundo dos caçadores de sombras eram no passado e o que levou Jem a se tornar irmão do silêncio e quem é Tessa afinal de contas e por que Alec chega a ter ciúmes da relação epenas citada de Magnus e Will, mesmo Magnus dizendo que eles eram somente amigos fora que como eu venho reforçando desde o início do post é o fato de poderem explorar um mundo gigante e uma gama de personagens aproveitando o material publicado e não precisaríamos dizer adeus a Clary, Jace, Simon, Izzy e companhia em um spin-off chamado CRONICAS DE BANE ou até mesmo uma série rodando em separado um pouco mais adulta que poderia ajudar expandir o universo e nos contar coisas da ACADEMIA DE CAÇADORES DE SOMBRAS em certo momento, pois a série não precisa ser linear no tempo, já que seria baseada nas memórias de Magnus e poderíamos ver Magnus se aventurando no Peru e no outro seu primeiro encontro com Alec e no meio disso participações da turminha do Instituto de Nova York...

Essa é a minha visão e eu gostaria de saber a sua opinião, caçador/caçadora de sombras que leu este post gigante, deixe aqui na área de comentários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Comentário Sobre Distribuições Linux

  Algum tempo atrás eu fiz um mini podcast/postcast falando do linux de maneira bem básica e da minha historia no linux. Hoje vou falar um pouco de "sabores"/distribuições do linux especificas. Obviamente vou só pincelar em algumas, não muitas, só pra falar de coisas que andei pensando.

Crush: Amor Colorido

Um verdadeiro presente para o público queer em forma de longa metragem, Crush é típico filme de comédia romântica adolescente, daqueles que aquece o coração. Não seria exagero dizer que se trata de uma produção possível de se assistir na sessão da tarde em horário nobre da TV aberta. Dirigido por Sammi Cohen e escrito por Kirsten King e Casey Rackham, o filme é estrelado por Rowan Blanchard e Auli'i Cravalho, tendo seu lançamento no dia 29 de abril de 2022 no Hulu. O longa conta a história de Paige Evans, uma artista do ensino médio que decide se juntar ao time de atletismo da escola para ficar próxima de sua paixão de infância, Gabriela Campos co-capitã da equipe. Após ser acusada de ser KingPun, artista anônimo que faz artes de duplo sentido divertidas pela escola, e correr o risco de ser suspensa, Evans faz um acordo, e usa como desculpa a vaga no time para descobrir quem realmente é KingPun. Por ser completamente desprovida de agilidade em todas e qualquer atividade que eng

Rota de Fuga podcast 61 - Papo de bar - divagando legal

  Então fugitivos, voltamos e divagamos pra caramba, teve até participação especial nesse episódio então coloca o fone se divirta !