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Dungeons & Dragons - Honra Entre Rebeldes (2023)

Fala fugitivos tudo certo com vocês?

É inegável que graças a Stranger Things jogar RPG de mesa se tornou cool entre os jovens, afinal de contas foi através da serie, referenciando criaturas do mundo fantástico de D&D, para denominar os perigos enfrentados por Onze e sua turma, que muitas pessoas tiveram interesse em saber mais sobre essa sub cultura do famigerado "mundo nerd", que é tão interessante e divertida aparentemente. Afinal na citada serie temos ate a exposição de partidas com lances rápidos e jogos de câmera que fazem essas jogatinas parecerem tão intensas e cheias de acontecimentos incríveis, deixando o "publico civil" (o pessoal que não está inserido na cultura nerd) interessados em saber do que se trata, afinal, esse negocio de RPG.

Não é de se surpreender que alguma produção visse nesse interesse inflamando uma oportunidade de ganhar dinheiro (é claro). Assim nos temos em 2023 uma nova tentativa de emplacar uma franquia tendo como foco os personagens e estereótipos do jogo de interpretações D&D (Dungeons e Dragons), onde uma trupe de aventureiros tem a tarefa de derrotar os perigos de uma terra fantástica em busca de muitos tesouros.

E nesta terceira tentativa de levar D&D para as telefonas temos um ótimo resultado, se comparado com aquilo que se tentou anteriormente. Talvez graças as influencias dos filmes da Marvel (principalmente Guardiões da Galaxia), temos aqui uma produção com um bom elenco, e com uma historia simples, direta, mas bem divertida em um mundo rico, em cores, criaturas, cenários e principalmente possibilidades de historias a serem contadas, e por mais que nesse filme propriamente dito a historia seja mais simples ele abre a possibilidade de termos um emaranhado de outras historias, inclusive a de um certo grupo de jovens presos nesse mundo fantástico tentando voltar para casa ao seguirem as missões de um certo Mestre dos Magos para tal. 

Eu mesmo nunca joguei D&D, mas desde os 15 jogo RPG de mesa. Em minha adolescência criávamos sistemas próprios e usávamos fichas adaptadas de Vampiro a Mascara, passei anos inventando historias para jogar com os amigos nas partidas onde usávamos desenhos, dados de 6 lados e muita imaginação, e ter visto nesse filme vários elementos de qualquer partida de RPG foi muito agradável. Acredito que qualquer jogador de RPG irá reconhecer vários elementos, não só do próprio D&D mas de outros RPGs de mesa.

O que eu mais curti nesse filme foram as coreografias de luta que são muito bem feitas, ágeis e quase sem planos fechados e cortes rápidos, recurso usado para disfarçar a inabilidade dos executores dessas coreografias, algo comum no cinema de ação e criticado fortemente nos filmes de John Wick. Inclusive aqui vale um parêntese: (As coreografias de luta deste filme parecem corresponder ao agrado do publico com sequencias de enfrentamento em planos mais abertos e coreografias mais bem executadas que dão uma impressão acertada de realismo físico, claro que dentro da proposta daquele mundo, que nos deixam empolgados e querendo rever tais cenas. O que me parece já um efeito John Wick nas produções mais atuais, o que é muito bem vindo já que ninguém aguenta mais cenas de lutas com 300 cortes).

Outra coisa que me agradou foi o uso de efeitos práticos para dar vida as varias criaturas do mundo de D&D e dos RPGs de mundos fantásticos, como homens-passaros, homens-gatos, draconianos, orcs e etc... são todos muito bem feitos. So senti falta dessas criaturas figurando o grupo principal de heróis, seria muito interessante ver um draconiano ou um orc interagindo em um grupo contendo uma druida e uma barbara, torço para que, quem sabe, em um próximo filme termos outros personagens de raças variadas participando como agentes da aventura e não apenas como figurantes ou inimigos. E aqui cabe também apontar a ótima oportunidade de se fazer varios filmes, com grupos diferentes, em historias diferentes, explorando ao maximo tudo que D&D tem a oferecer como possibilidade de historias a serem contadas, sem a necessidade de ficarmos presos a um unico grupo de aventureiros.

Mas nem tudo são flores, e apesar do filme ser bom, algumas conveniências de roteiro que forçam a historia para frente, me fizeram “torcer meu nariz”, e podem ser vistas como facilitações por quem tem um pouco mais de vivência. Caso eu fosse um garoto de 12 anos esse seria um dos melhores filmes que eu teria visto (rs), mas com não tenho 12 anos, a muitos anos inclusive, essas conveniências me soaram preguiçosas. Entretendo aqui cabe um comentário: algumas dessas facilitações me soaram mais como aquela velha consulta ao mestre, e aqui fica a piscadela a quem jogou RPG alguma vez na vida, pois ao mesmo tempo que algumas dessas facilitações podem ser sugeridas como preguiça dos roteiristas, podem também ser consideradas como referencias a natureza do jogo, onde os personagens tem informações que muitas vezes os jogadores não sabem que eles possuem, e só tem acesso a essas informações com a rolagem dos dados, um mecanismo natural dos RPGs para fazer a historia anda para frente”. Em vários momentos eu senti que a ideia era dar essa impressão, a de que naquele momento, onde os personagens estavam sem caminho certo a seguir, eles juntaram as informações que possuíam e definiram o caminho... logo após uma rolagem de dados que revela tais informações. Se essa era ou não a intenção de seus realizadores eu não posso afirmar com certeza, afinal fico apenas com a impressão que o filme me passou, e é a que relatei.

Outra coisa que não me agradou foi a previsibilidade do roteiro, principalmente na conclusão, entretanto a sorte do filme é contara com bons atores, que entregam o que precisam entregar, fazendo com quê, mesmo quando os acontecimentos que prevemos chegam não ficam tão ruins quanto poderiam, caso os interpretes não fossem quem são. 

Outro ponto negativo do filme, e esse não tem escapatoria ou contra argumento, é a falta da sensação de perigo que o filme, em momento algum, siquer se esforça pra por seus protagonistas. Chega a ser infantil o quanto o filme nem se preocupa em passar a sensação de que eles correm algum risco real. Tomando inclusive a decisão de, em certos momentos, incluir outros grupos de personagens, que surgem sem contexto, para sofrerem os destinos tragicos, para nos dar a falsa sensação de perigo, e falha miseravelmente em convencer o expectador, pois ja estamos convictos de que nada acontecerá com os protagonista, e se acontecer, será apenas como mulera dramatica para uma virada... que é exatamente o que acontece (o lance da previsibilidade anda de mãos dadas com essa persepsão de falta de perigo). 

Assim D&D - Honra Entre Rebeldes, mesmo com seus problemas pontuais, é um ótimo filme pipoca, que garante diversão e uma real possibilidade de termos enfim uma boa franquia de filmes que explorem bem o mundo vasto e fantástico do material fonte.

NOTA: 8,0 / 10 

E é isso ai, até semana que vem.

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COALIZAÇÃO


Bastidor:
Não tem nada a dizer sobre a feitura dessa resenha, sendo assim vou fazer propaganda do jogo de tabuleiro que criei, e que tem forte inspiração nos RPGs de mesa que jogava na adolescência.
CLICA AQUI PRA BAIXAR O MANUAL que já esta configurado para ser impresso em folha A4 e boa diversão.

Post escrito por Surfista Aluminado







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